INSTALAÇÕES BIOCLIMÁTICAS

A SEDE BIOCLIMÁTICA DA APIVITA

«A natureza é o regente mais dominante de todos»

Hipócrates

As novas instalações da APIVITA estão alinhadas com a filosofia e os valores da empresa e são um verdadeiro símbolo de sustentabilidade, inovação e uma interligação pioneira do local de trabalho com o ambiente natural. Situam-se no Parque Industrial de Markopoulo, em Ática, na Grécia, numa área que era anteriormente um olival.

Em termos de design arquitetónico, o edifício assemelha-se a uma colmeia.
A "colmeia" da APIVITA reúne sobre a mesma raiz todas as atividades da empresa: escritórios, instalações de formação, um museu de história da apicultura, laboratórios, instalações para a produção e embalamento de cosméticos e embalamento de mel, pólen e geleia real, armazéns, bem como refeitório e um ginásio para os funcionários. No centro do edifício, o auditório "Hipócrates" é utilizado para reuniões empresariais, seminários de formação, eventos e programas educativos para os nossos visitantes e o público geral.

O edifício abrange uma superfície total de 6830 m² em cinco níveis, dois subterrâneos e três acima do solo, numa área de superfície de 6170 m².

A característica principal no átrio central é uma oliveira, que lá se encontrava antes da construção do edifício e foi novamente plantada na sua posição original após a conclusão das instalações. A sua presença é um símbolo universal de paz, vitória, sabedoria, serenidade, proteção e fertilidade.

O espaço que rodeia e complementa a fábrica é uma miniatura das fontes de inspiração da empresa e permite um contacto interativo com a biodiversidade grega: um pequeno jardim botânico (integrado na Rede Internacional de Jardins Botânicos) com 200 espécies de flora nativa grega, instalações de apicultura abertas aos visitantes e um labirinto de plantas de alecrim e lavanda que nos convida a carregar os níveis de energia e a observar a singularidade dos valores da empresa.

Uma extensão natural da unidade de produção, o complexo de tratamento de águas processa a água utilizada como principal matéria-prima na produção da empresa. Através dos métodos de tratamento mais avançados (osmose de dupla passagem), a empresa utiliza água purificada com uma condutividade de 0,6 μS/cm.

O design e a construção do edifício foram estabelecidos nos seguintes princípios:

Simplicidade, estética e funcionalidade
Iluminação e ventilação naturais
Contacto livre entre as pessoas no edifício e o ambiente circundante
Respeito pelos recursos naturais e a biodiversidade local
Design bioclimático
Pegada ecológica reduzida
Conforto térmico e visual
Utilização de materiais de construção gregos, naturais, ecológicos e recicláveis.

Na gestão dos recursos naturais, utilizámos:

  1. Um sistema de energia geotermal
  2. Sistemas de painéis fotovoltaicos
  3. Um reservatório de água da chuva, onde é reunida a água do edifício e do meio ambiente, utilizada para regas.
  4. Tratamento de resíduos biológicos
  5. Varandas/telhados ecológicos no primeiro e segundo andares
  6. Plantação extensa da área circundante (5000 plantas e 200 espécies diferentes) com plantas medicinais e aromáticas gregas, árvores de fruto e espécies nativas locais.

Siga-nos: