JARDIM BOTÂNICO DE HIPÓCRATES EM KOS

Jardim Botânico de Hipócrates
«Ηγεμονικώτερον απάντων φύσις»

A responsabilidade social enraizada no ADN da APIVITA. A criação e a manutenção do Jardim Botânico de Hipócrates na ilha de Kos estão integradas nas nossas atividades de responsabilidade social.

Com uma área de mais de 4.000 m2, o Jardim Botânico de Hipócrates em Kos foi fundado no Melathron de Hipócrates, em Platani, Kos, na Fundação Internacional de Hipócrates, junto ao local arqueológico de Asclepeion.
A criação do jardim envolveu a plantação de cerca de 250 plantas que se sabe terem sido utilizadas por Hipócrates na sua prática da medicina. A "Hippocrates 2500 years", uma ONG, assegura a sustentabilidade do jardim e promove a investigação, o estudo e a sensibilização pública relativamente ao trabalho de Hipócrates.

Atualmente, o trabalho do "Pai da Medicina" é reconhecido e estudado globalmente. É verdadeiramente extraordinário utilizarmos hoje as mesmas ervas e plantas que Hipócrates utilizou, beneficiando ainda das respetivas propriedades terapêuticas, aromáticas e cosméticas. O hipericão ou erva-de-São-João de Hipócrates é popular pela sua ação anti-inflamatória e curativa; o Dictamno atua como tónico ou estimulante e é adequado para distúrbios ginecológicos; o famoso Salgueiro fornece a matéria-prima para a aspirina; a Mandrágora é conhecida pelos efeitos antidepressivos ligeiros; o Cistus, o Pimenteiro-silvestre e a Hera são plantas muito populares pelas propriedades curativas.
O "Jardim de Hipócrates" é um compromisso de longo prazo
para a APIVITA.


O trabalho começou no final de 2006 e o principal objetivo foi criar um microcosmo do ambiente no qual viveu e trabalhou Hipócrates. Os arquitetos paisagísticos conceberam os caminhos com o cuidado de não perturbar a beleza natural do ambiente local. Os terrenos de plantação de cada grupo de plantas estão junto dos caminhos. Os sinais disponibilizam informações acerca dos nomes em latim e em grego de cada planta, bem como o nome e as propriedades terapêuticas de acordo com Hipócrates.
Os objetivos do programa incluem o estabelecimento de um centro de investigação internacional dedicado às plantas de Hipócrates nas instalações do Jardim Botânico de Hipócrates. Este centro irá estudar os ingredientes ativos, as propriedades e a utilidade das plantas para identificar propriedades medicinais ou cosméticas que possam ser utilizadas no desenvolvimento de novos medicamentos, alimentos funcionais ou cosméticos. O derradeiro objetivo é a criação de um projeto social, ambiental e cultural que será um presente valioso para as gerações futuras de todo o mundo.

Para nós, na APIVITA, o Jardim Botânico de Hipócrates em Kos é um tributo ao Pai da Medicina, a nossa maior e constante fonte de inspiração.
Siga-nos: